Curta!

[TAG] Livros e Blá, Blá, Blá

18 março 2015

Hey, pessoas!

As tag's andam meio sumidas daqui, simplesmente porque eu não ando mais tão ativa na blogosfera, culpa da minha internet, sempre tão querida! Mas eu recebi indicação da linda Anya, blog Entre Um Livro e Outro, para responder a esta, então aqui vamos nós.

A tag se chama Livros e Blá, Blá, Blá e segue basicamente o mesmo esquema de perguntas e respostas de outras que eu já trouxe, relacionadas ao mundo literário. Conheçam as minhas escolhas aqui embaixo!

1. Você já leu algum livro que mudou sua maneira de ver o mundo?

Gente, quem nunca? Eu posso pensar em vários livros que se encaixam nessa pergunta, mas como preciso escolher apenas um, esse seria O Pequeno Príncipe. Acredito que não preciso dar muitas explicações sobre ele: o livro é excepcionalmente incrível! Não há possibilidade de terminar a leitura do livro sem ele ter mexido nem um pouco contigo. As reflexões a que a obra te conduz mudam o teu jeito de perceber o mundo, a vida e as relações humanas.

2. Você gostaria que seus diários (ou suas memórias – para quem nunca escreveu um diário) fossem transcritos em um livro e publicados?

Esse sempre foi um medo muito crescente na minha vida, porque eu sou e sempre fui completamente sincera nos meus diários (sim, eu tenho vários!). E não, eu jamais poderia pensar em transformá-los em livros, até porque a minha vida não tem nada de tão interessante assim rs

3. Qual é o seu maior medo no universo literário?

Sem dúvidas o meu medo nesse ambiente literário é nunca conseguir publicar o meu tão sonhado livro. Eu preciso fazer isso algum dia!

4. Qual livro você leu e gostaria de ler novamente?

Confesso que eu não costumo reler um livro a não ser que ele me chame muito a atenção. Mas eu já reli alguns, como Capitães da Areia, do Jorge Amado, ou Dom Casmurro, de Machado de Assis. Confesso que sou apaixonada pelos clássicos nacionais!

5. Você considera algum livro da sua coleção como um troféu? (Foi difícil de conseguir ou foi uma conquista, um presente de alguém muito querido… etc.).

Acho que cada livro que chega na minha casa é encarado como uma conquista. Todos eles são especiais, acho difícil elencar um pelo qual eu tenha mais apreço. Eu amo cada página de todos eles rs

6. De qual festa ou comemoração que aconteceu nos livros que leu gostaria de ter participado?

Não sei se é exatamente uma comemoração, mas eu adoraria ter participado do episódio da transformação da Lena, no livro Dezesseis Luas. Gente, aquilo foi tão emocionante!

7. Você já sofreu algum tipo de bullying literário por causa de alguma obra que você gosta?

Eu acredito que sim, mas sempre defendi meus livros com unhas e dentes, assim como meu gosto literário. Então, provavelmente não foi um episódio traumático, porque eu não ia deixar por menos rs

8. Você já participou ou conhece algum grupo de leitura?

Minhas experiências de leitura foram sempre solitárias. Acho que mais por escolha mesmo. Já conheci alguns grupos, mas eu considero o processo de ler e imaginar bastante individual, muito pessoal, creio que ele precisar partir de ti para ti mesmo. Mas nada contra leitura coletiva, galera, só não é a minha praia, sou antissocial demais pra isso!

9. Se você tivesse que dividir sua alma em 7 livros, quais seriam?

Ai, gente, me senti Aquele Que Não se Deve Nomear, agora rs
Poxa, é muito difícil! Acho que seriam Capitães da Areia, Todo Dia, A Marca de Uma Lágrima, It, A Coisa, Senhor dos Anéis, Drácula e O Menino do Pijama Listrado. Mas eu poderia tranquilamente estender essa lista!

10. Se você tivesse o poder, qual personagem de qual livro mudaria, ressuscitaria ou faria desaparecer? ( Cuidado com o SPOILER!!!)

Poxa, tem muitos rs 
Mas sem dúvida nenhuma eu ressuscitaria o Gandalf, de O Senhor dos Anéis, porque o Tolkien nunca devia tê-lo matado no livro, essa é ainda hoje uma das minhas maiores frustrações literárias, e eu sempre entro em depressão quando lembro (apesar de ter sido apenas o corpo físico dele que padece, desculpa, gente, não resisti ao spoiler!) rs

Então é isso, galera. Espero que vocês tenham curtido a tag, não esqueçam de deixar sua opinião nos comentários, e obrigada a Anya por ter me indicado a tag, adorei as perguntas!

Beijos 

2 comentários:

  1. Oi Patrini! Lenaaaaaaaaaaaaaaaaaa!Ai Meu Deus! Você leu esse livro?? Eu amo aquele livro!! E a cena da transformação... OMG, é de parar o coração! Eu não me aguento com aquele livro!! Mas a minha cena favorita foi a do circulo de sangue!!! Quase tive um treco!! Muito amor pelo Ethan - milhões de suspiros - sobre a leitura coletiva, adoro discutir a história, mas anti social demais para ler em coletivo por aqui também! rsrs. Quando publicar seu livro quero o meu autografado!! E sobre o bullyng literário... Eu já entrei em brigas nada bonitinhas com AMIGOS por causa dos meus livros. São meus melhores amigos, defendo com tudo!! kk <3 ADOREI tuas respostas! Bjokas...
    entreumlivroe-outro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Dom Casmurro acredito que seria um livro que eu leria eternamente, rs.
    Acredito que para quem sonha em ser escritor, não conseguir publicar o seu tão sonhado livro é um grande medo.
    Adorei suas respostas.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir